COMO MANTER A ROTINA DE ESTUDOS EM CASA? assunto tal que desestruturou muitas famílias em 2020.

Quando pensamos em montar uma rotina, logo nos vem à mente tantos pensamentos negativos e diversos empecilhos, porém é algo mais fácil do que possamos imaginar.

Criar uma rotina de estudos é importante, funciona como um mapa é um guia, ou seja, é uma forma de organizar a sua aprendizagem.

Manter esse hábito pode ajudar em diversas situações — além de ser uma fonte de satisfação por si mesmo.

De acordo com estudos, novos hábitos podem ser adquiridos dentro de 20 a 90 dias, temos de ser persistentes e não desistir na primeira dificuldade, é uma construção gradativa.

Quanto mais cedo começar a estudar de maneira organizada, melhor será para o estudante desenvolver o hábito da aprendizagem, desta forma descobrimos que se estudarmos todos os dias um pouco tudo se tornará mais fácil.

E assim os objetivos esperados podem ficar mais perto de serem alcançados.

Com planejamento e disciplina, a rotina de estudos pode trazer muitas vantagens.

• Ajuda a ter foco.
  • Aumenta a autoconfiança.
  • Amplia a capacidade de concentração, uma vez que o aluno tem metas a serem cumpridas.
  • Eleva a produtividade e o desempenho.
  • Permite aproveitar mais o tempo livre.

Algumas dicas para facilitar o planejamento e manter a organização dos estudos.

1. Incentive a criança a estudar todos os dias, pelo menos 30 minutos revisando o que aprendeu na aula.
  2. Defina horários a serem cumpridos é necessário ter um período fixo para o aprendizado e cumpri-lo, assim a criança se acostuma a essa rotina.
  3. É importante reservar um local adequado, o momento exige concentração e silêncio.
  4. Ajude com as dúvidas, crianças são cheias de questionamentos, mas não faça por eles.
  5. Estimule o senso crítico, desde pequenas, as crianças devem ser acostumadas a expressar suas opiniões sobre as coisas e responder as questões com suas próprias palavras, ao invés de apenas copiar.
  6. Ensine a responsabilidade, desde cedo, seus filhos precisam aprender que possuem deveres a serem cumpridos e isso começa no Colégio. Mostre a importância de manter as atividades escolares em dia, de estudar, de ter comprometimento com tudo que for fazer.

Ao criar uma rotina de estudos, você estará contribuindo para formar um adulto melhor, disciplinado, responsável, comprometido com a vida e com o sucesso.

Texto adaptado por professora Regiane A. Sanches.

Bibliografia:

Fonte: www.melhorescola.com.br