Como manter o foco nos estudos?

Estude sem a interferência externas

Não importa se é no quarto, na sala ou até mesmo em uma biblioteca: os ambientes silenciosos são os mais propícios para estudar. Concordamos que reunir os amigos e trocar experiências e conhecimentos é interessante. Porém, se você quer alcançar os melhores resultados com os estudos, é importante estar sozinho, de preferência em ambientes calmos.

Determinar horários

É interessante que você consiga determinar horários para estudar. Essa flexibilidade é muito interessante e é um dos principais benefícios dos estudantes da educação a distância. Portanto, você deve determinar horários para os estudos, mas sempre com flexibilidade, como: “Segunda-feira, vou estudar na parte da manhã; terça, na parte da tarde; quarta, vou descansar; quinta-feira, vou retomar os estudos na parte da manhã; e sexta, vou finalizar a semana estudando à tarde”. Determinando esses horários, ficará muito mais fácil para você conseguir analisar se o tempo está sendo suficiente. Caso contrário, você poderá acrescentar algumas horas a mais de estudo por semana, visando sempre alcançar os melhores resultados. Mas, lembre-se: ser flexível é uma vantagem de quem estuda em casa, e você precisa desfrutar disso.

Pausas programadas

Os momentos de tranquilidade também são importantes para você conseguir manter o foco nos estudos. Portanto, é indispensável que você sempre arrume um tempo para passear, descansar e tranquilizar a cabeça. Pode ser que você não saiba, mas o estudo em excesso pode causar diversos malefícios para sua vida, segundo dados divulgados pelo site Manual do Concurso.
  • Falta de produtividade;
  • Diminuição na capacidade de reter os conteúdos;
  • Necessidade de buscar tratamentos durante a preparação e o período de estudos em excesso;
  • Conflitos que atrapalham a concentração.
Você não quer ser prejudicado com isso, não é mesmo? Então, saiba que é os momentos de descanso são indispensáveis.

Sono regular

O sono também é um grande influenciador do foco nos estudos, sabe por quê? Segundo especialistas da National Sleep Foundation, jovens e adultos entre 18 e 64 anos devem dormir de 7 à 9 horas por dia. Então, para que os seus dias de estudos sejam eficientes, é preciso que o seu sono esteja de acordo com esses números. Caso contrário, em vez de ajudar, o tempo de sono poderá atrapalhar o seu foco nos estudos, seja para mais ou para menos.

Ambiente organizado

Se você é daquelas pessoas que não consegue focar com facilidade, é indispensável que o. As outras áreas da sua casa até podem ser bagunçadas e desorganizadas, mas tudo deve estar em ordem no ambiente dos estudos. Portanto, procure sempre manter a organização nesse espaço. Assim, você não perderá tempo procurando por itens perdidos e manterá a concentração no que interessa: os estudos.

Crie uma rotina de preparação

Antes de focar totalmente nos estudos, procure criar um ritual que seja benéfico para esse momento. Muitas pessoas fazem alongamentos antes de mergulhar nos estudos, e esse ritual pode ser um grande aliado para você alcançar o sucesso. Portanto, tente aquecer os músculos, alongando cada área cerca de 30 segundos, sem exagerar. Além disso, se você quer se prevenir das lesões por esforço repetitivo (LER), alongue os músculos que você usa repetidamente. Nesse caso, é interessante você alongar bem as mãos e os punhos para que eles não sejam prejudicados no futuro.

Escrever à mão e não no computador

Se você quer ter sucesso e conseguir manter o foco nos estudos, é interessante escrever à mão em vez de digitar. Segundo cientistas da Universidade de Princeton, escrever à mão nos ajuda a focar no essencial e reter conceitos com mais facilidade. Isso significa que nem sempre o jeito mais fácil é o que traz os melhores resultados para o seu aprendizado. Então, quando você escrever algo, opte pela velha e clássica caneta e não pelas teclas do notebook ou computador.

Fonte: unicesumar.edu.br

ÚLTIMAS DO BLOG​