A grande maioria dos estudantes acabam desenvolvendo dificuldades na hora de aprender matemática e não conseguindo evoluir nos estudos dessa matéria. Listamos à baixo cinco dicas para te auxiliar nos estudos.

1. Abuse dos conhecimentos prévios – Aposte em cálculos que você já sabe de memória, ou em estratégias que já domine melhor para resolver problemas difíceis. Por exemplo, se você precisa resolver uma situação onde tem de calcular o produto de 12 X 8 , pode recorrer à soma sucessiva (8 + 8 + 8 + …), ou então desmembrar o 12 como 10 + 2 e fazer 8 X 2 + 8 X 10) entre tantas outras possibilidades. O importante é encontrar algum caminho para a resolução, mesmo que não seja o mesmo ensinado em sala de aula.
  2. Dê um passo de cada vez – Na hora de resolver os exercícios, comece pelas questões mais fáceis. Desse modo, você se sentirá mais seguro para seguir adiante, além de aquecer o raciocínio com conceitos que você já sabe. Mais tarde, depois de ter resolvido as primeiras questões, retorne ao que você ainda não sabia e persista na resolução.
  3. Sociabilize o conhecimento – Entender as estratégias de outros alunos e compartilhar as suas é fundamental para a resolução de questões. Para aqueles que preferem estudar sozinhos, uma boa dica são os fóruns na internet onde diversos alunos discutem seus métodos de trabalho nos exercícios. “Matemática se aprende de verdade não apenas exercitando, mas também fazendo discussões sobre seu funcionamento, argumentando sobre como se chegou lá”, diz a professora Ivonildes Milan. Do compartilhamento de dificuldades comuns, soluções alternativas podem surgir.
  4. Vários caminhos levam ao mesmo lugar – Depois de resolver o problema, tente resolvê-lo outra vez, só que por diferentes caminhos. Isso exercita o cérebro e ajuda a encontrar novas estratégias.

5. Não se preocupe com decoreba – É claro que algumas regras têm que ser decoradas, mas o fundamental é entender o que está sendo feito durante a resolução do exercício. Entender o processo é essencial para saber como agir diante de propostas e exercícios um pouco diferentes.

Por : novaescola.org.br