A inteligência emocional, é um conceito que caracteriza o indivíduo que é capaz de identificar seus sentimentos.

Baseados nesta afirmativa, podemos dizer , que um indivíduo para ser bem sucedido intelectualmente, têm que saber agir em momentos de conflitos, melhorando suas relações interpessoais, e ter o domínio dos seus sentimentos onde suas atitudes são geradas.

Sabemos que a fase educacional, é a fase onde o indivíduo (aluno), está apto a receber e transformar informações ; neste momento, o equilíbrio entre a razão e emoção, são primordiais para um desenvolvimento em que o aluno crie independência e autonomia , tornando-o seguro para participar do processo ensino-aprendizagem de forma ativa e consciente.

Dentro deste contexto , cabe ao professor, ser além de mediador de conteúdos específicos, tornando-se um incentivador e promotor de ideias, com um olhar otimista sobre a individualidade de cada aluno , pois as palavras de motivação e valorização despertam oportunidades de experimentar emoções e ações gerando uma autoestima, que farão deste aluno um adulto responsável e agente colaborador de uma sociedade com olhar otimista , com atitudes de empatia e poder de sucesso!

Emoções são caixinhas fechadas, que ao serem abertas , despertam um mundo de intensidade na alegria e conquista de viver a cada dia uma nova história.

Por : Professora Adriana Galastri