A infância é um momento muito importante para o desenvolvimento das crianças, que aprendem nessa fase a se comportar, falar, se relacionar socialmente, entre outras habilidades. A formação do caráter também acontece nesse período, sendo que essa é uma preocupação das famílias.

Os pais exercem um papel essencial nesse processo, que começa a ser desenvolvido nos primeiros anos de vida. É durante a infância que os filhos aprendem sobre o que é certo e o que é errado, conhecem valores morais e desenvolvem crenças e princípios.

No que consiste a formação do caráter da criança?

O caráter de uma pessoa é construído por meio de hábitos e relações que fazem parte da experiência individual. Ele está intimamente ligado ao modo de pensar, sentir ou reagir de cada indivíduo, ou seja, se reflete nas atitudes e ações tomadas ao longo da vida.

Portanto, a formação do caráter ocorre por meio da repetição de bons hábitos nas relações entre família e filhos. A participação da família nesse processo é extremamente importante, pois ela é o primeiro contato da criança com o mundo.

É por meio da família que a criança conhece os diferentes grupos sociais, compreende as dinâmicas de comunicação e interação com a sociedade e desenvolve sua personalidade. Esse convívio é responsável por passar os valores que fazem parte dos princípios da civilidade e do respeito que regem as relações sociais.

Com as influências saudáveis, os filhos conseguem criar suas próprias ideias e percepções sobre o mundo, tendo autonomia para desenvolver o caráter. Sendo assim, esse processo é fundamental para a formação das crianças, contribuindo para que tenham personalidade e valores.

Qual é o papel dos pais nessa formação?

As crianças aprendem com as pessoas que estão ao seu redor, pelo que veem, ouvem e são instruídas. Sendo assim, a participação ativa da família na vida dos filhos ajuda a trazer mais segurança e proporciona ensinamento sobre valores que contribuem para a criação de relacionamentos saudáveis, como diferenças, direitos e deveres.

Por isso, quanto mais presentes e atuantes, maior será a contribuição dos pais para que os filhos tenham um em qualquer ambiente, seja familiar ou com pessoas desconhecidas. Desse modo, os pais ajudam a formar elementos relevantes para o dia a dia da criança, exercendo influência sobre os hábitos, atitudes e maneira de se relacionar com os outros.

Até mesmo o rendimento escolar tende a melhorar quando as crianças são estimuladas em casa. As atitudes, ou a falta delas, influenciam diretamente os filhos, que tendem a seguir o mesmo caminho.

Por todos esses motivos, o papel dos pais na formação do caráter dos filhos é fundamental, visto que eles são inspiração para as crianças. Elas observam e fazem de tudo para se parecerem com os adultos, ainda que não entendam o significado de algumas atitudes.

Por isso, é importante compreender que as referências percebidas no comportamento são tão relevantes quanto as orientações verbais.

Como o comportamento dos pais influencia as crianças?

Como vimos, a família tem um papel muito relevante para a formação do caráter na infância. O comportamento dos responsáveis exerce influência nas crianças, por isso, é importante adotar bons hábitos e atitudes dentro e fora de casa que sirvam de exemplo para os menores. Confira algumas ações que podem ser feitas!

Tratar com amor e carinho

Amor e carinho são aspectos fundamentais durante os primeiros anos. No período infantil, o cérebro absorve tudo o que sente e vê, interpretando as atitudes como verdades. Portanto, se a criança vê com frequência a falta de educação na família, ela tende a repetir esse mesmo comportamento.

Promover uma alimentação saudável

A alimentação é um dos aspectos mais importantes para a saúde, contribuindo de maneira direta para o desenvolvimento durante a infância. O exemplo é primordial para que os filhos aprendam a comer de maneira saudável, respeitando o corpo e seus limites.

Se os pais têm o hábito de comer verduras e legumes, por exemplo, é bem provável que os filhos sigam essa mesma alimentação. Do mesmo modo, hábitos não saudáveis, como excesso de fast food, frituras e refrigerantes, também serão adicionados.

Incentivar a leitura

A leitura é um hábito muito importante em qualquer fase da vida, sendo que na infância pode contribuir de forma relevante para o desenvolvimento. Por meio dos livros, as crianças aprendem novas palavras, desenvolvem o raciocínio lógico, conhecem histórias importantes e se divertem.

Algumas famílias reconhecem a importância da leitura e dos estudos, mas não dão o exemplo. Logo, as crianças tendem a se entreter com outras possibilidades menos educativas, como televisão, videogame ou smartphones. Por isso, é interessante que os pais pratiquem a leitura no dia a dia, dando exemplo e incentivando as crianças a fazer o mesmo.

Trabalhar as habilidades socioemocionais

Os pais também podem trabalhar as habilidades socioemocionais em casa. Isso acontece ao ensinar os pequenos a lidar com os conflitos, sem protegê-los a todo momento. Esse aprendizado é importante para que eles desenvolvam relacionamentos interpessoais saudáveis.

Seja no ambiente familiar, no convívio escolar ou em qualquer outro grupo social, é preciso que as crianças encontrem soluções para os problemas e que saibam ouvir opiniões diferentes.

Os pais podem ajudar a exercitar sentimentos muito importantes, como resiliência, paciência, tolerância e perdão. Desse modo, os filhos terão mais facilidade para criar laços de amizade e companheirismo.

Neste artigo, mostramos a importância dos pais na formação do caráter dos filhos e como o comportamento dos responsáveis influencia esse processo. Sendo assim, é importante agir como bons exemplos e contribuir de forma saudável para o desenvolvimento das crianças. Desse modo, elas se desenvolverão como adultos responsáveis, conscientes e capazes de superar obstáculos.

Por : escoladainteligencia.com.br

ÚLTIMAS DO BLOG​